Oliver é um menininho lindo que, aos 2 anos de idade, começou a apresentar sintomas característicos de autismo. Depois de MUITA pesquisa descobri que o fator que MAIS contribuiu para o aparecimento dos sintomas que o meu filho apresenta hoje - entre outros - é a toxicidade das VACINAS, leia aqui. Felizmente, também descobri a ajuda maravilhosa que a HOMEOPATIA pode proporcionar, leia aqui. Seguindo o exemplo de muitas outras crianças que estão se recuperando todos os dias no mundo, vamos começar esta viagem com a desintoxicação das vacinas através da terapia CEASE, conheça clicando aqui. Essa viagem vai ser longa, mas temos muita fé que um dia chegaremos no nosso destino: a RECUPERAÇÃO TOTAL. Comece lendo o primeiro post: O começo da nossa viagem aqui.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os problemas do meu filho hoje

No começo desta semana começamos a terapia CEASE com ele, mas vou contar num post separado.

Eu quero deixar registrado aqui as dificuldades que ele enfrenta hoje que ele esta com 2 anos e 4 meses, para poder comparar no futuro:

- contato visual: o contato visual do Oliver hoje conosco, os pais, melhorou e é quase de 100%, graças as 4 consultas que teve com o osteopata que fez as massagens craniais nele. Acredita-se que o auxilio do fórceps na hora do parto, ou a mera passagem do bebê pelo canal de parto, podem  fazer com que o crânio fique levemente apertado - estamos obviamente falando de milesimos de milimetro... - afetando a comunicação entre os lóbulos direito e esquerdo e comprometendo o fluxo do fluido cerebro espinhal (líquido cefalorraquidiano). A osteopatia, através das massagens craniais, tenta fazer esta correção. Tal o beneficio da osteopatia, que o contato visual dele conosco melhorou desde a primeira consulta. O contato visual dele com estranhos varia muito. Alguns dias ele responde bem com o olhar, outros dias nem tanto. Hoje em dia ele olha mais para as crianças. Antes do osteopata, especialmente em fevereiro de 2012, ele não olhava nos olhos de ninguém.

- interação social: a interação dele varia bastante. Ele costuma se sentir mais atraido a crianças bem ativas, porque ele é muito ativo, ele gosta de perseguir e ser perseguido quando brinca. Ele não é capaz de parar pra brincar no tanque de areia no parquinho, ou sentado com um carrinho, portanto ele não vai interagir com as crianças que estiverem brincando paradas. Ele está indo na escolinha 3 vezes por semana, só meio periodo, nao consegue ficar mais do que uma hora e meia. E costuma brincar mais sozinho do que com as crianças. Ele só se une ao grupo na hora de cantar musiquinhas. E sei pela professora que ele grita quando outras crianças encostam nele.

- responde o próprio nome: com os pais ele tem respondido com bastante frequência, quase sempre, depois que começamos com a homeopatia. Antes ele não respondia nunca! Com as outras pessoas, como crianças ou familiares, nem sempre ele responde.

- expressar desejos: o Oliver aponta para algumas coisas que quer, algo que crianças com autismo mais severo não conseguem, algumas choram e a mãe não consegue entender o que a criança quer.

- fala: ele fala 4 palavras faz tempo, papá, car, bus e abre. Começou a dizer sun. Não progride por mais que incentivemos. De forma geral, grita bastante para tudo o que quer, alguns dias mais outros menos, é muito cansativo.

- afetividade: o Oliver nunca foi uma criança muito afetuosa. Eu sempre achei que era o temperamento dele, mas obviamente que não é. Porque depois do primeiro remédio homeopático mês passado, ele se tornou muito mais afetuoso comigo e somente hoje corre pros meus braços quando chego em casa, e sempre me dá beijos ou abraços quando peço. Nunca deu a menor bola. Nunca encostou a cabeça no meu ombro se estava no meu colo, aliás depois que começou a andar nunca gostou de ficar no meu colo, sempre esperniou para ir para o chão. Eu sempre senti falta deste retorno emocional da parte dele, desta falta de proximidade comigo. É a única coisa estranha que sempre me fez ter uma suspeita de que algo podia estar errado. Passamos muitas tardes brincando na cama, fazendo cocegas ou dando cambalhotas e ele nunca evitou o nosso toque, mas sempre foi mais pela atividade do que pelo carinho trocado.

- rigidez: é quase impossível fazer com que ele faça alguma coisa que não quer. Se estamos no shopping e ofereço entrar numa loja de brinquedos, se ele estiver cansado e quiser ir embora, não há meios de faze-lo mudar de ideia. Ele vai gritar e espernear até irmos embora, não tem conversa. E´ assim para tudo. Tomar remédio é uma verdadeira guerra, temos que segurá-lo com força. Faze-lo beber ou comer algo quando ele não quer é inutil. Mais do que nada, eu percebo hoje, que isso acontece porque racionalizar com ele não funciona, ele não entende. A nossa vida e' tensa quando temos que fazer algo e contar com a paciencia dele...

- compreensão: ele realmente só entende um comando: "espere", "pegue o brinquedo". "guarda na caixinha". 2 comandos juntos, "pegue o brinquedo e guarde na caixinha", ele não entende. Até a professora um dia me perguntou se ele entendia inglês porque por mais que ela explique coisas que explica para crianças da mesma idade de forma compreensível, ele não entende. Ela inclusive disse que notou que ele não é capaz de resolver joguinhos que enfatizam solução de problemas como quebra-cabecas, jogo de memoria....

- sensorial: ele não gosta que estranhos toquem nele. Conosco, não apresenta grandes problemas de toque, cortar as unhas ou pentear o cabelo, nenhum problema. Mas embora coma muito bem, ele não pega frutas com as mãos (embora pegue pães, batata frita...). Ele só come as frutas que pico e misturo com yogurte. Pedaços de frutas cruas, sem nada, ele não aceita. Ele adora bananas e não segura a banana com a casca. Não pega uvas passas com as mãozinhas.

- problemas de saúde: diferentemente de muitas crianças autistas, o Oliver não tem problemas gastrointestinais, nem alergias aparentes. Quase nunca fica doente. Dorme super bem a noite.

- interesses: os interesses deles são bem restritos. Em casa quase não brinca com os brinquedos, só quer assistir DVD (ele troca os DVDs várias vezes, sem realmente assistir por muito tempo, e olha para os números no marcador com muita frequência enquanto assiste). Ele não aceita assistir qualquer coisa na TV, de forma geral tem 1 ou 2 programs que adora, e o resto do tempo quer ver os DVDs.. Ou então sobe na cadeira para alcançar o CD player e ficar trocando os CDs o tempo todo. As vezes ele encasqueta mais com algum especifico e ouve um pouco, aliás ele sempre adorou música, fica hipnotizado. Quando saimos na rua ou vamos ao parquinho, ele adora brincar com um carrinho de passeio pequeno que tem (desses de levar uma boneca) e corre pra lá e pra cá com aquilo. Brinca nos brinquedos do parquinho, e brinca bastante com os brinquedos quando vai ao playgroup de manhã. A brincadeira sempre envolve bastante ação.

- irriquieto: o Oliver só pára quieto enquanto assiste TV ou le os livrinhos, ou quando está comendo na mesa e há música. Fora isso é sempre muito irriquieto, se saimos na rua ele não consegue andar ao nosso lado, ele está sempre correndo na nossa frente. Sempre foi muito independente e não tem medo de absolutamente nada, de cachorro a trovoada, gato, ficar longe dos pais, altura... não tem medo de nada. Atira-se na piscina sem pensar 2 vezes na aula de natação.

- coordenação motora: eu tenho a impressão que a coordenação motora dele regrediu um pouco. Embora ele coma com a colher, ele não é capaz de pegar a comida com a colher, só pega a colher que já está com a comida e coloca na boca. Brinquedos que exigem encaixe, alguns ele ainda faz bem, mas outros ele consegue com certa dificuldade que antes não tinha.

- obsessões: fora os CDs e DVDs, ele não tem um comportamento obsessivo. Ele começou a pegar uma mania de fechar todas as portas antes de sairmos de casa, mas com a homeopatia a mania desapareceu. Ele as vezes, durante o dia, fica com uma das mãos perto dos ouvidos. Quando está esperando para pegar algo que quer com as mãos agita as mãozinhas, mas de forma geral não agita as mãos. Uma obsessão marcante é a de sair na rua com um brinquedo em cada mão. Antes era um carrinho, agora são 2 bichinhos, não sai de casa sem um brinquedo nas mãos.

- Andar na ponta dos pés: ele começou a andar na ponta dos pés em casa, mas muito de vez em quando. Mas depois da osteopatia e da homeopatia a mania que mal tinha começado, graças a Deus desapareceu.

Vejam os ganhos que já tivemos com a homeopatia em só um mês, literalmente 2 bolinhas! Há muito o que corrigir ainda no desenvolvimento do meu filhinho querido, mas com o tratamento, um dia nós chegamos lá, Se Deus quiser, com muita fé!

2 comentários:

  1. Oi Julie!! Meu nome é Lívia e eu tenho um filho de 3 anos e 3 meses que está no espectro autista. Seu blog é maravilhoso e vou consultá-lo sempre. Marquei uma consulta com a pediatra do meu filho que também é homeopata. Vou conversar com ela sobre o CEASE. Queria saber de vc, sobre esta dieta GAPS. Eu tenho que cortar o gluten e a caseína, é isso??? Meu e-mail é livia000@hotmail.com
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Livia, leia o meu post novo, eu conto um pouco sobre a dieta GAPS.

    Tudo de bom pra voce e sua familia :)

    Julie

    ResponderExcluir

Comentarios sao muito bem-vindos!! Eu quero muito divulgar tudo o que estou aprendendo desde que comecei o tratamento do meu filho. A minha intenção é ajudar as mães que não falam inglês. Deixe seu comentario ou me escreva diretamente: autismosuperado@hotmail.com